quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Acumuladores de Calor

Os acumuladores de calor são sistemas de aquecimento eléctrico por efeito de Joule que contêm blocos de cerâmica, no interior dos quais se situam resistências eléctricas. Estes equipamentos são concebidos para manterem um espaço a uma determinada temperatura constante, durante 24 horas, estando em carga apenas durante as horas de vazio (período nocturno). O aquecimento obtém-se por dissipação do calor, por convecção natural, por ventilação forçada ou por radiação, armazenado nos blocos de cerâmica. Existem dois tipos de aquecedores de cerâmica com acumulação: dinâmicos e estáticos.
O uso de acumuladores de calor permite obter menores encargos energéticos anuais e reduzir ou limitar as pontas do consumo, que por sua vez poderá permitir a redução da potência contratada com poupanças adicionais. Convém no entanto frisar que os aquecedores com acumulação devem ser correctamente dimensionados, sendo para tal necessário ter em consideração a área que se pretende aquecer, tipo de isolamento de paredes, tipo de superfícies envidraçadas e temperatura exterior.
A instalação de acumuladores de calor torna-se vantajosa ao optar pela tarifa bi-horária, permitindo que o período de carga se efectue durante as horas de vazio, beneficiando da redução do custo por kWh de electricidade. É uma solução muito interessante para habitações existentes, permitindo reduzir os custos na instalação, mantendo condições de temperatura interior confortáveis durante todo o dia. É indicado particularmente para quem necessita de uma temperatura de conforto constante ao longo do dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário